segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Discurso proferido por Sua Excelência o Presidente da República, no acto de outorga da Medalha de Mérito de 1ª Classe a Sua Excelência o Congressista Barney Frank, Palácio da Presidência da República, 18 de Fevereiro de 2013


Veja as Fotos

Excelências
Senhor Barney Brank
Senhor Ministro dos Assuntos Parlamentares
Senhora Embaixadora dos EUA
Senhor Presidente da Bridgewater State University
Senhor Chefe da Casa Civil e senhores Conselheiros
Senhoras e Senhores profissionais da comunicação social
Ilustres Convidados,
Minhas Senhoras e Meus Senhores,

Senhor Congessista Barney Frank,

Para mim, na qualidade de Chefe de Estado de Cabo Verde, é com muito prazer e um sentido de justiça que o condecoro com a 1.ª Classe da Medalha de Mérito. Não se trata, pois, apenas de um acto protocolar, de um ritual de Estado. Vossa Excelência, pelo seu valioso e objectivo contributo dado para o reforço das relações de cooperação e amizade entre os EUA e Cabo Verde e ainda para a afirmação dos interesses da nossa vasta e trabalhadora comunidade residente no seu país, revela mérito e distinção, merece o reconhecimento da Nação cabo-verdiana. É, assim, o que faço neste momento. 

Lembro apenas o seu eficiente contributo para que Cabo Verde pudesse ter tido acesso, por duas vezes, ao Millenium Challenge Account (MCA) ou os seus esforços como congressista para que fossem adoptadas medidas legislativas, em domínios como a nacionalidade e a imigração, com forte impacto na vida de segmentos dos nossos compatriotas e com benefício para Cabo Verde.

Espero e estou seguro de que Vossa Excelência, que é amigo de Cabo Verde e dos cabo-verdianos, continuará a trabalhar para que as relações entre os EUA e Cabo Verde sejam cada vez mais estreitas, mais diversificadas e ao nível exigido pela natureza dos laços históricos, culturais e humanos que unem os dois povos. Vamos, aliás, todos trabalhar em conjunto para isso.

Desejo-lhe, a si e à sua distinta família, votos de boa saúde, prosperidade e felicidades.

Sem comentários:

Enviar um comentário