sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Discurso proferido por Sua Excelência o Presidente da República , por ocasião da Condecoração de Sua Excelência o Senhor Li Chunhua, Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário da República Popular da China em Cabo Verde, Praia, 19 de Outubro de 2012

Veja as Fotos

Senhor Embaixador Li Chunhua, Excelência,
Senhor Ministro da Presidência do Conselho de Ministros e da Defesa Nacional, Excelência,
Senhor Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros, Excelência,
Digníssimos Chefes de Missões Diplomáticas, Excelências,
Senhores e Senhoras diplomatas,
Senhores colaboradores da Embaixada da República Popular da China,
Senhores colaboradores da Presidência da República,
Exmas. Senhoras e Exmos. Senhores jornalistas,
Caros convidados,
Minhas Senhoras Meus Senhores,

Senhor Embaixador Li Chunchua, 

A minha satisfação hoje em vos receber aqui no Salão Nobre da Presidência da República é realmente muito grande.

Esta cerimónia solene de outorga da Medalha de Mérito a Vossa Excelência reflecte o nosso profundo reconhecimento a um grande profissional da diplomacia chinesa que tão bem e dignamente soube representar o seu país trabalhando afincadamente para o estreitamento dos laços de amizade entre os povos chinês e cabo-verdiano, contribuindo, de forma marcante, para o incremento dos laços de cooperação entre os dois países.
Foi notório, muito particularmente nestes dois últimos anos da sua gestão à frente da Embaixada da China em Cabo Verde, não só o número de acordos e protocolos assinados entre os nossos dois países, como também os montantes envolvidos nas nossas acções de cooperação, as quais abrangem áreas tão díspares como a saúde, educação, pescas, energias renováveis, tecnologias de informação, habitação social, sem descurar ainda a cooperação nos domínios económico, comercial, militar e empresarial, que vem conquistando cada vez mais espaço entre nós.

Apesar da grande crise económica e financeira internacional, a China não recuou, e manteve o nível da sua cooperação com Cabo Verde, até chegando a aumentá-lo em algumas áreas.

Considero de toda a justiça reconhecer o empenho pessoal e a dedicação abnegada de Vossa Excelência na dinamização das actividades que enformaram esta nova etapa rumo a uma cooperação sino-cabo-verdiana cada vez mais sólida e multifacetada.

Senhor Embaixador,

No ano passado celebrámos aqui na cidade da Praia os 35 anos do estabelecimento de relações diplomáticas entre a China e Cabo Verde e é com satisfação que verifico que temos mantido um diálogo político-diplomático muito positivo sobre matérias das mais candentes da política internacional.

É pois conquanto agente diplomático no meu país que gostaria ainda de recortar o desempenho de Vossa Excelência que, apesar de muito discreto, soube também ser muito dinâmico e estar atento à vida política e cultural do meu país, tendo proporcionado momentos de sã convivência cultural entre os nossos dois povos, contribuindo assim para um melhor conhecimento mútuo das nossas gentes e respectivas culturas. Destaco a visita ao meu país, há bem poucos dias, de um grupo de acrobatas e dançarinos chineses que se apresentaram num muito lindo e concorrido espectáculo na nossa Assembleia Nacional, que muito agradou a toda a nossa população.

Estes são apenas alguns exemplos que testemunham o dinamismo e a vontade firme do Senhor Embaixador em ver reforçados os laços de amizade e fraternidade entre a China e Cabo Verde. Sublinho, nesta oportunidade, os muitos dos nossos jovens que estudam nas Universidades chinesas e os muitos chineses que já trabalham e residem no meu país.
Desse modo, gostaria de aproveitar esta oportunidade para, através Vossa Excelência, saudar o Povo e a República Popular da China, que vem sendo, de facto, parceiros seguros do Povo de Cabo Verde nessa luta titânica para o desenvolvimento e progresso deste País.
Senhor Embaixador,
Finalmente, permita-me dizer a Vossa Excelência que é um privilégio e uma honra, para mim, na condição de Presidente da República de Cabo Verde, atribuir a Vossa Excelência a distinção honorífica de 1ª Classe da Medalha de Mérito, ao mesmo tempo em que venho manifestar-lhe o meu profundo reconhecimento pela sua dedicação, amizade e solidariedade demonstradas para com o meu país e o povo cabo-verdiano.
Aceite, Senhor Embaixador, as minhas mais vivas felicitações e melhores votos de sucessos na sua carreira profissional e na vida familiar.
Obrigado a todos.

Sem comentários:

Enviar um comentário