sexta-feira, 31 de maio de 2013

Conferência subordinada ao tema “Desafios Africanos” por ocasião do cinquentenário da fundação da OUA Apresentação do tema “África, democracia e desenvolvimento” por Sua Excelência o Presidente da República, Dr. Jorge Carlos de Almeida Fonseca. Biblioteca Nacional, 31 de Maio de 2013

Veja as Fotos

Exmos. Senhores Presidentes Ramos Horta e Mascarenhas Monteiro,
Exmo. Senhor Presidente do Supremo Tribunal de Justiça,
Exmos. Senhores Membros de Governo,
Exmos. Senhores Deputados,
Reverendíssimo Senhor Bispo,
Exmo. Senhor Pastor,
Exmos. Senhores Embaixadores,
Exmos. Senhores ex-Presidentes da Assembleia Nacional e ex-Presidentes do Supremo Tribunal de Justiça,
Exmo. Senhor Procurador Geral da República,
Exmo. Senhor Presidente do Tribunal de Contas,
Exmos. Senhores membros do Conselho da República,
Exmos. Senhores professores e investigadores,
Exmos. Senhores jornalistas,
Ilustres convidados,

Gostaria, em primeiro lugar, de saudar, de forma muito fraterna e calorosa, os ilustres conferencistas, Drs. Mascarenhas Monteiro e Ramos Horta, personalidades pelas quais nutro enorme apreço e consideração, que, amavelmente, aceitaram o nosso convite e reservaram uma parte do seu tempo para partilhar connosco as suas experiências e conhecimento e abrilhantar o programa da Presidência da República das comemorações do «dia de África» e dos 50 anos da criação da OUA/UA. 

quarta-feira, 15 de maio de 2013

Mensagem de Sua Excelência o Presidente da República de Cabo Verde alusiva ao Dia Internacional da Família, 15 de Maio de 2013



A Família, esse reduto de todas as pessoas, de todas as idades e em todas as circunstâncias, é a base da nossa sociedade, o alicerce e o retrato do nosso país. É no seio dela que aprendemos a ser gente, a adquirir valores e que nos tornamos cabo-verdianos.

Num mundo cada vez mais complexo, cada vez mais diferenciado e em mudança constante, contrariamente ao que muitos defendem, a família, nos seus diversos formatos e modelos, continua a ser o porto mais seguro. É ela que garante a necessária estabilidade numa época de rápidas transformações.

segunda-feira, 6 de maio de 2013

Discurso pronunciado por sua Excelência o Presidente da República, na Abertura do Fórum Cidadania Democrática e Cultura da Paz - Universidade Africana da Juventude 06 de Maio de 2013 – Mindelo, São Vicente




Caros amigos e caras amigas,

É para mim uma grande satisfação partilhar deste espaço onde jovens inquietos, e porque não dizê-lo (?), idealistas, procuram produzir e reforçar uma base colectiva de acção.

Agradeço, por isso, imensamente o convite e quero cumprimentar, afectuosamente, os promotores desta iniciativa – o Centro Norte Sul do Conselho de Europa, o Conselho Nacional da Juventude de Portugal, a Federação Cabo-verdiana da Juventude, a Rede Unida de Jovens Pacificadores, o Fórum de Juventude da CPLP e a Rede de jovens na diáspora africana (ADYNE), e agradecer o importante apoio das Nações Unidas e da Direcção da Juventude para a sua realização.

sexta-feira, 3 de maio de 2013

Discurso pronunciado por Sua Excelência o Presidente da República, por ocasião da Cerimónia de abertura da Conferência “Regulação e Auto-Regulação e a Protecção dos Direitos do Consumidor”, organizada pela AJOC, por ocasião do Dia Mundial da Liberdade de Imprensa Praia, 3 de Maio de 2013


Excelências,
Senhor Ministro das Assuntos Parlamentares,
Senhores Embaixadores,
Senhora Secretária Executiva da UNESCO,
Senhor Chefe da Casa Civil,
Senhor Director Geral da Comunicação Social,
Senhoras e senhores Jornalistas,
Senhoras e Senhores Professores,
Minhas Senhoras e meus Senhores,
Prezados Amigos,

A comunicação é o paradigma cultural do nosso século, pois que a nossa civilização tem vindo a edificar-se sobre as facilidades da comunicação, utilizando meios que nos levam para muito longe e a uma velocidade cada vez mais surpreendente.

quarta-feira, 1 de maio de 2013

Mensagem de S.E. o Presidente da República, por ocasião do dia 1º de Maio, Dia Internacional dos Trabalhadores. São Filipe, 30 de Abril de 2013



Em todo o mundo celebra-se hoje, o Dia Internacional do Trabalhador, dia consagrado àqueles que, nas diferentes partes do globo, com a sua força de trabalho, contribuem, de modo decisivo, para a criação de riqueza e para que as condições de vida das pessoas sejam as mais dignas possíveis.

Neste dia e desta ilha do Fogo saúdo, em especial e de forma muito afectuosa e solidária, os cabo-verdianos que, no país e no exterior, procuram contribuir, com o seu trabalho e o seu saber, para que tenhamos um mundo e um Cabo Verde mais humanizados e melhor para se viver.